Criar um Site Grátis Fantástico




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Total de visitas: 2662

Panorama de Moçambique

Panorama de Moçambique

Moçambique está situado na Costa Oriental da África Austral.

Sua área total é de 799.830Km2, limitado pelos Países: Tanzânia, Zâmbia, Malawi, Zimbabwe, África do Sul e Suazilandia e com uma costa litorânea de 2.515Km.

Seu clima é tropical e sub-tropical. As temperaturas são altas nos meses de novembro a abril e moderada de maio a outubro.       

A população moçambicana é composta por cerca de 20 milhões de habitantes, dos quais grande parte e composta por mulheres e crianças. Do total dos habitantes, cerca de 30% vivem nos principais centros urbanos, dos quais se destacam: Maputo, Beira e Nampula.

Por razões de ordem histórica, a língua oficial do país é o Português, embora prevaleça, provavelmente, mais de 40 dialetos. Os Países vizinhos são de expressão inglesa, assim, faz com que o uso desta língua seja muito freqüente nos círculos de negócios e entre as populações imigrantes.

Os Bantus que, não constituindo uma raça específica mas, um conjunto de grupos com uma cultura comum e uma linguagem similar,  que estão na origem das etnias dominantes, os “Aianas”, os “Macuas”, os “Angones”, os “Nhanjas”, os “Tongas”, os “Bitongas” os “Muchopes” e os “Mashanganas” que se distribuem por esta ordem de Norte para Sul do País. Estes grupos estão ainda divididos por sub-grupos.

A expectativa de vida à nascença é de 45 anos. A taxa de natalidade é de 46,1 por mil e de mortalidade infantil de quase 100 por mil. 

A unidade monetária de curso legal no País é o Metical (MZM). A taxa de cambio, no final do mês de Abril/2011 foi de MTN 31.50  por U$1,00.

Moçambique está constituído por dez Províncias (Estado): Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambezia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo. Nesta ultima, encontra-se a Capital do país, que recebe o próprio nome.

 

Moçambique atual, nos aspectos social, político e espiritual?

 

Aspecto social  - depois de uma guerra civil que durou 16 anos, o país tem crescido consideravelmente, a uma taxa de 7% ao ano.  Podemos ver esse desenvolvimento no comércio, na área tecnológica, na cultura, educação, na saúde e na mentalidade das pessoas,  hoje com a auto-estima renovada.

Na política - apesar de o país ser liderado até hoje pelo mono-partidarismo, por outro lado, a abertura democrática não para, o país  está caminhando para uma democracia madura e definitiva.

No aspecto espiritual, como em todos os países africanos, a religião tradicional alinhado a uma cultura rígida e resistente à mudanças, formam uma barreira de oposição às igrejas evangélicas e missões de pregarem o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo.